Sejamos claros


Hipocrisia: " (...) A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis -- ambos significando a representação de um actor, actuação, fingimento. Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos (...)"

Acabei de ver na SIC uma peça sobre os estragos que o javali tem vindo a causar na agricultura, na região centro, nomeadamente nos milheirais. Os agricultores queixam-se do ICNF e das Associações de Caçadores e exigem soluções, algumas passando por indemnizações pecuniárias.
Está certo, até estou lado dos agricultores.

Este ano renovei a minha LUPA, classe C. A "brincadeira" ficou-me por uns "módicos" 140€. 
Há dois anos renovei a carta de Caçador. Por essa veleidade tive de pagar mais de 20€.
Pago uma licença de caça anualmente, que custa 66€.
Pago a licença dos cães à Junta de Freguesia que custa 6.80€/ano, cada um. Pago ainda, durante todo o ano, a comida, as desparasitações, as vacinas e outras despesas ocasionais no veterinário.

Durante todo o ano sou apelidado de "assassino", "selvagem", "cobarde" e outros ipítetos menos benevolentes, quer nas redes sociais, quer pela comunicação social, quer por algumas forças partidárias. E agora, querem que eu faça parte da solução?!

Neste momento falo como caçador e não como o cidadão Rui Bonito: - Querem refeições grátis e ainda poder tratar mal o cozinheiro?!
Até onde é que a "tal" da "hipocrisia" nos vai levar? Respondam-me senhores anti-caça. Vamos todos fazer de conta e ser politicamente correctos? E quem vai ajudar a resolver o problema? Ou só será mesmo um problema quando os porcos invadirem os jardins das nossas cidades?

Pessoalmente acho que o reconhecimento da importância da caça, em si, e dos caçadores em particular, seria um bom princípio. 
Não quero me agradeçam, nem que me façam favores, apenas peço que não nos hostilizem, nem façam de nós - caçadores - os maus da fita.
Nós podemos (e seremos sempre), parte da solução, nunca um problema! Os caçadores devem fazer parte de uma pirâmide e integrados numa cadeia natural, mas acima de tudo devem ter o respeito que merecem e ser-lhes dada a devida importância.