Entrecosto de Javali na panela



Existem muitas formas de confecionar o Javali. Tendo em conta que a carne deste ungulado é mais seca do que a do "nosso" tradicional porco, tenho sempre a preocupação de cozinhar esta espécie tendo por preocupação minimizar esses facto.

Como sabem, eu não faço caça maior. Por isso estou dependente da simpatia de alguns amigos que, regularmente, me presenteiam com uns bons nacos de carne. Desta vez foi o meu amigo Paulo "Meiguices" Vieira, que me ofereceu uma magnífica pela de entrecosto. Diga-se, de passagem, que é a parte que mais gosto.






Depois de devidamente cortado e pedaços de duas costelinhas, seguiu-se o seu tempero. Para tal fiz uma mistura com azeite, banha de proco, um punhado de sal, pimenta preta e colorau. Após misturar bem os ingredientes, untam-se as costelinhas e deixam-se repousar durante duas horas.


Numa panela (espessa), cobre-se o fundo com duas cebolas cortadas aos quartos e junta-se azeite, uma colher de sopa de banha de porco, três dentes alhos esmagados e com casca e uma folha de louro. Após este procedimento, vamos dispor as costelinhas por cima e em camadas. Regamos com vinho branco qb, até meio da altura da carme.
Leva-se ao lume brando, sempre mantendo a panela bem tapada e indo retificando os temperos a gosto. Se a carne for tenra, ao fim de 60-90 minutos temos o parto confecionado. De lembrar que só está pronto quando puxarmos e ossos se soltarem da carne sem esforço. 



Acompanha com tudo. Fica bem com batata cozida, frita, arroz seco ou, até, um bom pão alentejano.
Bom apetite!