Criar um cão é criar um amigo


"Mão ferro, com luva de pelica". 
Há anos que venho e dizer que amar um cão não é colocar-mo-nos numa posição de vassalagem. Amar um cão é respeitar a sua essência. Amar um cão é entender a sua forma de pensar e interagir com o meio que o rodeia.

Os cães são animais de matilha. Em cada matilha existe um líder. Um macho alfa. O dono tem de saber ocupar o lugar de "macho alfa". Porquê? Simples: a figura do "macho alfa" significa, não só o poder, mas também a protecção!

O nosso canito tem de nos "ver" não só como alguém que lhe estabelece regras e que lhe faculta a alimentação, mas (sobretudo), como alguém que o protege. Só assim ele quererá sempre captar a nossa atenção e manterá uma atitude de respeito e admiração.
 


Educar um cão é criar um nosso "melhor amigo". Um amigo que nos admira, respeita e protege quando sente que estamos em perigo. Um amigo que estabelece connosco não só laços de cumplicidade, mas também que nos vê como um líder, como alguém que o pode guiar e, sobretudo, como aquele "ser" por quem dará a sua vida. Não entender isso é uma falta de respeito pela sua condição de cão. Esse é o "melhor amigo do homem", e será por isso que se diz que: "cada um tem a cara do seu dono"!