Não se trata apenas de um "só"!


"Quando os nazis vieram buscar os comunistas,
eu fiquei em silêncio;
eu não era comunista.

Quando eles prenderam os sociais-democratas,
eu fiquei em silêncio;
eu não era um social-democrata.

Quando eles vieram buscar os sindicalistas,
eu não disse nada;
eu não era um sindicalista.

Quando eles buscaram os judeus,
eu fiquei em silêncio;
eu não era um judeu.

Quando eles me vieram buscar,
já não havia ninguém que pudesse protestar." 

(Martin Niemöller)


Pela primeira vez vou fazer uma publicação em simultâneo nos meus dois blogues sobre caça. A situação em que nos colocou a aprovação dos dec.lei, ontem, no parlamento, justificam esta atitude excepcional.
São por demais conhecidos os constantes ataques ao sector da caça por parte dos partidos animalistas e outros que, cavalgando a mesma onda, agora também se assumem como tal, chegando até a proporem medidas mais radicais.
Estavam em cima da mesa três propostas. Uma do PAN, outra do BE e ainda outra do PEV. Antes de mais devo salientar a hipocrisia deste último, porque só agora, e ao fim de tantos anos no parlamento, decidiu avançar com propostas deste tipo. Prova de vida? Acredito que sim.
Tirando a do BE, que era sem duvida a mais danosa para nós, uma vez que até queria proibir a criação em cativeiro de espécies cinegéticas, os campos de treino de caça, etc, as outras duas assentavam no tão famoso "Tiro ao Pombo", ou ao Voo. Sem duvida um pretexto para outros "voos"...
O Tiro ao Voo é uma modalidade de tiro desportivo, tutelada pela FPTAC e que não tem nada a ver com a caça. Perguntar-me-ão, então o que é que isso tem a ver connosco? Muito simplesmente porque nas mesmas propostas são misturadas e confundidas (propositadamente!), várias premissas e realidades, recorrendo até à mentira, com o fim de confundir e influenciar a opinião pública. 

Chegam ao ridículo de afirmar que, no Tiro ao Voo, são utilizados cães para ir buscar os pombos, cães esses que são muitas vezes atingidos pelos tiros e deixados a morrer no campo de tiro... 




Na redação dos mesmos, agora aprovados, fizeram alterações à última hora, introduzindo palavras que, aparentando ser inocentes, se destinam a estender o seu âmbito muito para além do dito Tiro aos Pombos/Voo. O objectivo final é atingir, inclusive, as Provas de Santo Huberto. Mas isto é apenas o princípio, porque de seguida segue-se a proibição de soltar espécies cinegéticas, quer seja para provas, quer seja para treinar os cães, ou mesmo fazer repovoamentos.

Aquilo que nos parece ser apenas um "só", é muito mais do que isso! De "só" em "só", vamos ficando mais pobres e distantes das nossas paixões. De "só" em "só" vamos chegar à proibição de tudo.
No que às provas de Santo Huberto diz respeito, temos de agora ver qual a interpretação da lei vai ser feita pela tutela, sabendo de antemão que estamos sempre em desvantagem.

A  citação de Martin Niemöller parece-me mais pertinente do que nunca, porque estes decretos não visam apenas o Tiro ao Voo, fazem parte de um plano muito mais abrangente e elaborado que tem como objectivo final acabar com toda a actividade cinegética. 
Não vale a pena pensarmos que "isto" não tem nada que ver connosco. "Isto" tem a ver com todos! Abriu-se uma brecha na muralha e só conseguiremos evitar a "invasão" se TODOS estivermos unidos e solidários.